[Condoreirismo explicação]

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Força de Transformação

A história da humanidade é tecida diariamente, de acordo com Max Weber, ela é multilinear; ou seja, há inúmeras possibilidades de trajetórias. Trajetórias, as quais são definidas pelas nossas - de cada ser humano - ações.
É exatamente nesse ponto que se revela a importância da crítica, do questionar àquilo que é tradicional, que é aceito pela maioria ou que é imposto. O ser humano por meio da racionalidade tem a capacidade de mudar, mesmo que seja difícil ou incômodo, é necessário mudar.
[Vale indicar o texto de Rubem Alves, "O que é científico", para os leitores interessados. O pequeno texto diz respeito a necessidade de duvidar e o perigo que a certeza representa. Lembrando que os maiores facínoras constituíram-se como tal porque tinham muita certeza do que acreditavam ao ponto de aquele que não concordar poder ser aniquilado.]

Portanto, publicamos algumas imagens de movimentos sociais que marcaram e marcam o mundo contemporâneo. Alguns "cliques" do motor histórico:



Jan Dago

4 de Fevereiro de 2012. Cairo, Egito.
Manifestação pacífica da oposição à liderança de Hosni Mubarak, a qual tornou-se violenta no fim de janeiro, início de fevereiro, quando a Tahrir Square foi invadida e os manifestantes atacados.



Guillaume Herbaut
13 de Outubro de 2011. Kiev, Ucrania.

Inna Shevchenko (21) líder do Femen, grupo de protestos ucraniano que organiza manifestações contra o turismo sexual, a industria do sexo e o divórcio pela internet. O grupo já foi acusado de que seus métodos provocativos minam os valores de seus movimentos, no entanto elas afirmam que se fizessem protestos simples com banners, suas vozes não seriam ouvidas.






Manifestação do Greenpeace por ocasião da Conferência Rio+20 considerada um "fracasso completo" pelo diretor-geral Kumi Naidoo. O documento final negociado foi rejeitado por sua falta de metas concretas e prazos.

[Vale a indicação: Discurso de Severn Suzuki na ECO-92 - http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q]



A Crítica Social manifesta-se nos protestos, ela constitui um clamor por mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário